Dieta Low Carb – Já Ouviu Falar?

Dieta Low Carb

 

Dieta Low Carb quase todo mundo já ouviu falar, mesmo que não seja necessariamente claro sobre o que é. No entanto alguns

podem até mesmo saber que é a fonte da mania da dieta “low-carb” no país, mas não sabem muito sobre isso além disso.

 

Da mesma forma considerada tão controversa quanto revolucionária, a Dieta Atkins tem trabalhado com sucesso por um

número tremendo de pessoas, e não com tanto sucesso por uma boa quantidade de outras. Portanto este artigo tem como objetivo

colocar um olho neutro e objetivo sobre este programa de perda de peso popular.

 

Dieta Low Carb – Quem foi o idealizador?

 

Por outro lado ela foi reintroduzida na década de 1990 (após um período inicial de popularidade na década de 1970), a dieta de Atkins

é a ideia do Dr. Robert Atkins.

 

Certamente a dieta funciona em várias fases, a primeira – ou o “período de indução” – com duração de apenas 2 semanas. Em suma

nesta fase, dieters não devem comer mais de 20 gramas de carboidratos de qualquer forma a cada dia.

 

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Dieta Low Carb – Macarrão

 

Em outras palavras a maior parte da dieta de uma pessoa durante este período, portanto, é gorduras e proteínas. Normalmente,

um dieter vai atingir o seu limite de 20 gramas de carboidratos simplesmente a partir de pequenas quantidades em alimentos como

salada, queijo, molhos, condimentos e legumes.

 

Na mesma linha proibidos na dieta de um participante durante esse período de indução de duas semanas são frutas, grãos, pães, cereais,

leite e vegetais com alto índice glicêmico (uma medida do efeito que um alimento tem sobre o açúcar no sangue do corpo).

 

No entanto durante esse período, o corpo entra em um estado chamado “cetose”, onde começa a queimar seus próprios depósitos residuais

de gordura, a fim de produzir a energia para a qual anteriormente dependia de seu consumo regular de carboidratos.

 

Resistência a Insulina

 

Atkins também afirma que a fonte da maioria dos problemas de peso que as pessoas experimentam é uma “resistência à insulina”

que faz com que os corpos com excesso de peso tenham dificuldade em converter carboidratos em glicose (ou açúcar) que se torna energia.

 

Neste estado de cetose induzida pela fase de indução da dieta de Atkins, a função de insulina do corpo é afetada de tal forma que

impede a produção de mais gordura.

 

Após o término do período de indução de duas semanas, os dieters podem aumentar sua ingestão de carboidratos em 5 gramas por

semana. Em outras palavras: eles recebem 25 gramas de carboidratos por dia durante a semana 3, 30 gramas de carboidratos

por dia durante a semana 4, 35 g na semana 5, etc.

 

Dependendo do tipo de corpo e dos objetivos de peso da pessoa, esse aumento gradual nos carboidratos deve estar entre 40 e 90g

por dia. Neste ponto, o dieter é considerado como tendo entrado na fase de “manutenção” da dieta, onde deveria permanecer pelo

resto de suas vidas.

 

Embora a contagem de calorias não faça parte da Dieta Atkins, estudos da Associação Norte-Americana para o Estudo da Obesidade

descobriram que aderir às restrições impostas pela Dieta Atkins levou a uma redução de 1.000 calorias da ingestão calórica diária do

participante.

 

Um rápido exame das recomendações publicadas pela maioria dos especialistas tradicionais em saúde e organizações de saúde

revelará que 40-90 gramas de carboidratos por dia ainda são uma quantidade minúscula, comparada àquela que eles consideram

uma dieta saudável “padrão”.

 

Dieta Low Carb – Contradiz as Autoridades

 

Como resultado a dieta Atkins também contradiz as autoridades (FDA dos EUA e American Cancer Society incluídos) que exaltam

as virtudes de comer frutas, legumes e pães integrais e cereais. De acordo com Atkins, mesmo os carboidratos “saudáveis” são

prejudiciais em grandes quantidades.

 

Em outras palavras estudos dos Annals of Internal Medicine e do New England Journal of Medicine descobriram que os participantes

da Dieta Atkins experimentaram uma melhora nos indicadores de doenças cardíacas.

 

Como os anos 80 e 90 foram para “baixo teor de gordura” e “sem gordura”, o Dr. Atkins ajudou a tornar o início do século 21 “low-carb”.

Se isso é bom ou pior, depende de você.

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